segunda-feira, 16 de fevereiro de 2026

Porque você está ganhando mais. Por que tudo na Economia é sobre ganhar mais? Por que o caminho sempre é o que possibilita ganhar mais?

Investir no empreendimento com capital de terceiros é mais barato, porque o seu capital te dá mais retorno investido em outras coisas que no seu empreendimento. Então você, investindo seu dinheiro em outras coisas e pegando emprestado para investir está ganhando mais. https://www.google.com/amp/s/investnews.com.br/the-wall-street-journal/editorial-wsj-trump-tarifas/amp/ . Aí os caras aumentam os preços do que passa a não ter concorrência porque assim ganham mais. Baixam a qualidade ou deixam defasar, porque assim ganham mais; não se enxerga outra coisa, não há imperativo categórico que não o de ganhar mais. Porque você não faz diferente no que é seu? Equilibrar via tarifação a vantagem competitiva de produzir onde padrões ambientais e trabalhistas são mais baixos não é protecionismo; senão você tem que adotar os mesmos padrões; é uma questão dos valores da nossa sociedade.

Se depender do Mercado, a coisa volta lá para os padrões do século 18, XVIII, não é todo mundo no mundo que é familiarizado com algarismos romanos, lá nas metrópoles industriais européias. Legião Urbana, "Metrópole", porque o melhor sistema religioso para o mercado é sociedade de castas e doutrinas religiosas de expiação principalmente nos países periféricos; o trabalho é tribulatório e expiatório, e castas inferiores existem para dor e sofrimento expiatório, para transferir seu trabalho para as castas superiores em troca de comer, morar, vestir e olhe lá. A sociedade de castas não deixa saída; sociedade de estamentos ainda permite alguma mobilidade social, porém te joga no mesmo mecanismo. Se a gente não lutar, as conquistas não são mantolidas, porque o Mercado só quer uma coisa, ganhar mais dinheiro. Libertação espiritual de uma Nação. Comunidade de Nilópolis, "Deus,Sara Está Nação". Portanto, lutar contra sociedades de castas e doutrinas religiosas de expiação é condição SINE qua non para está libertação. Moysés Malafaia, "As nossas armas são espirituais", nossas armas não se movem por ódio, por violência, por irracionalidade e por perseguição, que é pior que o homicídio. Legião Urbana, "Fábrica. Mantém-se a jornada de trabalho semanal em 44 horas, e desencoraja-se a 6X1. Sabe o que você mais vai ver? Cristãos defendendo esse estado de coisas. Só a luta muda a vida. 

Nenhum comentário: