sexta-feira, 6 de fevereiro de 2026

Um exercício de abstração; de que lado eu estaria em 30 de março de 1964?

30 de março de 1964; reunião dos Sargentos no Automóvel Clube no Rio de Janeiro; pela luta de classes, as Forças Armadas rachavam na linha dos Sargentos; a partir daí, estariam divididas e colocadas para brigar; o fato é que a coisa chegou nesse ponto. O zeitgeist da Guerra Fria, que fervera 2 anos antes com a Crise dos Mísseis; o primeiro erro, se definir por esta estrutura. Quando você erra, você erra; é farisaísmo o inimigo transferir toda culpa para você e te escravizar porque você admitiu um erro. Há gente que nunca erra; erra, só não admite. Você nunca vai ver uma pessoa de casta superior admitir que errou com uma pessoa de casta inferior; quando admite, o faz de modo genérico para não materializar a admissão do erro. O homem inteligente aprende com os próprios erros; o sábio, com os próprios erros e com os erros dos outros. O burro, nem com os próprios erros nem com os erros dos outros. "Don't be stupid", Shania Twain. O homem inteligente sai de buracos em que o homem sábio jamais entraria. Aí você fala que o Alcorão é antijudaísmo ao rezar "O exemplo dos encarregados da Torá que não a guardam é como o do asno que carrega grande quantidade de livros"; lê, estuda a vida inteira, aprende, para no momento decisivo, decidir e agir como um... asno; é um fato. Todo aquele conhecimento é como aquela quantidade de livros para um asno. Não é conveniente falar isso? Faça suas escolhas. Cada coisa que Deus Diz para Israel nos próprios livros sagrados de Israel. Deus Chama Jerusalém de prostituta infiel; era o caminho pelo qual se condiziam, e isso não é raça, é escolha. Você sempre vai me ouvir dizer que raça não é conceito aplicável a pessoas; somos seres humanos alentados com o Espírito de Deus, não somos animais superiores ou continuação do animal; emergimos da natureza, conservamos uma base natural, porém transcende nós a natureza. Essa natureza que o ser humano não transcende é a tal natureza humana. Porque alentado com o Espírito de Deus todo ser humano é, eu chamo a humanidade a está consciência; a humanidade há milênios é chamada a isso. Mas não quer. Falo da humanidade no geral; há os tementes, há os crentes. O ser humano é irracional e dogmático; nós não deveríamos ser. Para mim, esta é a corrupção decorrente do pecado original, a perpetuação da pré-humanidade. Die Happy, "Adam's Eyes". O pecado original é a divindade do que não é divindade. Adão é o Deus na Terra então.

No contexto da Guerra Fria, já vinha se desenhando uma disputa de poder; chegou-se a um ponto em que só restava decidir qual ditadura seríamos; o fato é que chegou-se a esse ponto. Revoluções comunistas só são boas para uma classe, a classe que se torna a classe dirigente. Quando a União Soviética deixou de existir em 1991, e a Cortina de Ferro se abriu, já não era mais a propaganda comunista, e sim a realidade comunista vindo à tona. João Goulart era um dispositivo para esses caras, dispositivo no Comunismo é algo que cumpre uma função, e cumprida esta função, é descartado. Chegou-se ao ponto de as Forças Armadas começarem a rachar na linha dos Sargentos. Dois grupos de poder nas Forças Armadas, lideradas pelo Exército, o que é normal, porque a Força Terrestre é mais antiga, vinham se articulando; Delta, liderada pelo General Costa e Silva, os Fundamentalistas, e Sorbonne, do General Castelo Branco, os Fundacionais; a coisa ainda não estava resolvida. Essa coisa de acreditar que a competição é a força motriz da humanidade é coisa do Estado Grande Satã. Tudo é competição, tudo é rivalidade, até que tudo é guerra; o inimigo está do outro lado, não aqui dentro. A diversidade é uma riqueza, está expresso em toda a criação de Deus o propósito de coordenar e congregar os diferentes sobre uma base comum. Nesse ponto, eu estaria com a Delta. Gal. Costa, "Força estranha"; eu sou um fundamentalista. Castelo Branco não gostava de Generais como Olympio Mourão Filho, só o Mourão em comum com o Mourão, sem parentesco. Achava eles impulsivos e um pensantes; mas esses caras tomam atitudes no momento decisivo que outros hesitariam em tomar, ou não tomariam, e eles acertam. Quando ele viu que ia rachar na luta de classes,cele tomou a iniciativa; isso embaralhou a disputa de poder entre Delta e Sorbonne. Castello Branco foi mais rápido nesse cenário e assumiu o poder; 31 de março de 1964, foi quando começou. Tomada do Poder pelas Forças Armadas no Brasil. Os EUA foram rápidos, enviaram navios de guerra para o Brasil, antes que a União Soviética o fizesse" "Ah, foi para evacuar cidadãos americanos". "Meus ovo", como se diz no Paraná. A União Soviética optou por não enviar apoio; não houve uma guerra civil.

O que os militares prometeram, não cumpriram. Marcos Witt, "Dios de Pactos"; já perderam meu respeito. "A ditadura é uma solução temporária". Meus ovo. Prendeu, bateu, mas não torturou e não matou; era a cosmovisão militar; era autoritário? Era. Havia violência? Havia. Parecia monocrático, porém era colegiado. Um Peronista não entende isso; no Peronismo a última palavra era de Perón, que tinha convicções humanistas firmes, "Aquela mulher estragou ele", não, isso trouxe luz, é Mensagem de Jesus, "Quando sois fracos, então é que sois fortes"; mas não houve uma ditadura Peronista. Essas convicções de Perón batiam de frente com uns caras nas Forças Armadas Argentinas. Aí Castello Branco queria devolver o poder aos civis; aí um pessoal falou "Agora é nóis", e ele passou a faixa a Costa e Silva. Segundo erro. Aí Castello Branco morreu em um acidente aéreo no Ceará, seu estado natal, abalroado por um avião da FAB. "Meus ovo". Ele se oporia ao que viria; começa a perseguição, aí já é indefensável. Veio 1968, os jovens franceses queriam meter no alojamento da Universidade, De Gaulle não deixava, e em torno da cama do alojamento da Universidade na França começa o Maio de 1968. Vem o AI-5 no Brasil; o regime endurece. Costa e Silva tem um problema de saúde, uma trombose, e tem que deixar o Governo; uma Junta Militar assume e o poder passa para Emílio Garrastazu Médico; começa a fase psicopática do regime. Vem o tal "milagre econômico", o mundo comprando commodities brasileiras a preços muito bons, porém este período dura pouco, vem uma crise econômica. Começa a fase mais luminosa do Regime, eu disse mais luminosa, Ernesto Geisel. A economia não ia bem; ou se é concessivo ou o regime cai. A economia melhorou, mas continuava não indo bem; vêm as notícias, por maior abertura, dos porões da ditadura; já não dá mais, agora é fim de feira, João Figueiredo; os caras tentaram salvar, mas era insustentável; o poder volta para os civis em 1985; Tancredo Neves é eleito antes de tomar posse, e diz um médico com quem trabalhei em S. J. do Rio Preto, residente naquele Hospital então, que não fizeram tudo o que poderiam; cumpriram o protocolo. Se Trump der entrada em um Hospital, só cumpram o protocolo. Tancredo Neves Morre; a democracia no Brasil já nasceu e dá de cara com o Sarney, o vice. A primeira lembrança que tenho da vida em que eu entendia o que estava acontecendo foi a morte de Tancredo Neves. Eu tinha 4 anos. Diretas Já, um pouco antes; lembranças vagas, mas não tinha entendimento. Falava-se no rádio, na TV, sabia que falavam disso mas não sabia o que era.


Este que vos fala em 1985. Em 1964, eu estaria do lado dos Militares. A escolha entre o mal e um mal menor; era a única escolha considerando o ponto em que as coisas chegaram. Pergunta na Ucrânia, pergunta no Leste Europeu o que era ser um satélite soviético, o modelo hegemônico de comunismo no Brasil, satelitista soviético.
Para você ver o que é respeito. Meu pai era leitor do Notícias Populares; comprava todos os dias. Em um Notícias Populares lá da metade da década de 1980, veio uma matéria sobre a Argentina, com uma foto de Eva Perón. Karen Carpenter, "Don't cry for me, Argentina (On The Balcony Of The Casa Rosada)"; isso é pop, mas ela demonstra respeito; é tirar a substância da coisa. Uma mulher mítica, eu já meio que sabia ler, minha mãe me alfabetizou aos 4 anos de idade, em casa, utilizando as manchetes do Notícias Populares, onde li minhas primeiras palavras, rs. "Essa mulher é mulher de Perón", então a respeitava como mulher de Perón. Isso é respeito. Astor Piazzolla, "Adiós, Nonino". Não sabia nem quem era Perón, mas respeitava.

O comunismo não era o caminho; porém havia razão em coisas que os comunistas falavam. Na década de 1980 ainda existia o PT da Estrela e da Virtude Teologal da Esperança, a Esperança de um PT Não-Marxista, "O Povo de Deus", Padre Zezinho; hoje ou você muda o PT ou se muda do PT; se não muda o PT nem se muda do PT, tenho o direito de não querer te ouvir; esse PT morreu com Toninho do PT e com Celso Daniel; eles se oporiam ao que viria; não disse quem; disso o Lula não sabia. Daí é que eu tive meus primeiros contatos com o peronismo; não com isso que é hoje; com aquele peronismo. "Marcha Peronista"; aquele peronismo é hoje o Peronismo Xiita. "Vai para a argentina então"; eles me colocam no porta-malas do Crucero del Norte e me mandam de volta. Buenos Aires-São Paulo de ônibus.

Fabricado no Brasil. Já chego lá chamando Cristina Kirchner de "Essa Jezabel"; não, essa Jezabel não é Jezabel. Essa música é de 1975, "Tu és o MDC da minha vida"; Toca Raul. Raul Seixas acertou Gita Gopinath no comando do FMI, Início, Fim, Meio, Início, Meio, Fim, IMF, Raul Seixas, "Gita". 


 

Vamos falar de princípios. A Lei da Anistia (Lei nº 6.683/1979) não é um pacto de impunidade; diferente do que ocorreu em outros países, o Brasil estabeleceu um caminho que consistia no compromisso, por parte das Forças Armadas, de reformar o pensamento militar, o que exige a coragem de divergir de crenças de impérios poderosos e do dharma do Deus da Guerra; a coragem para fazer aquilo ontem é a coragem para fazer isso hoje. Para torturar uma mulher grávida na frente dos filhos tem que ser muito covarde; quem testemunhar estas coisas por militares tem que executar de modo sumário pelo dever do homem de proteger a mulher; erga o fuzil e grite "Em Nome de Allah, O Clemente, O Misericordioso, pelo dever do homem de proteger a mulher". 

 

Mãe, eis aqui seu filho, militar, executado de modo sumário por um militar que o presenciou a torturar uma mulher grávida na frente dos filhos.

Soldado muçulmano que estuprar um homem soldado inimigo vai morrer. Estuprou mulher na guerra, vai como Jack. "E as cativas?". Aí é outra coisa, e há rito para isso. "Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas".

"Não é dado a profeta algum fazer cativos, antes de haver subjugado
inteiramente a região. Vós (crentes) ambicionais o fútil da vida
terrena; em troca, Allah quer para vós a bem-aventurança do Outro
Mundo, porque Allah é Poderoso, Prudentíssimo.". 

Era o que Maomé iria falar aos caras que queriam fazer guerras para capturar escravos. É o que Deus Revelou. Subjugar inteiramente a região. Qual o alcance desta palavra, "Região"? Uma definição técnica atual, um espaço geográfico delimitado com base em critérios específicos — como clima, vegetação, economia ou cultura — que a diferenciam de outras áreas. E em um País continental como os EUA? Em um texto anterior, eu havia sido mais expansivo quanto a este conceito; pensava eu, por exemplo, que se os EUA constituem uma unidade politica, só depois que esta unidade política fosse subjugada, até então seria prisioneiros de guerra; seria uma exortação à construção de unidades; de fato, estou em dúvida agora. São 50 Estados lá; será que um Estado poderia ser uma Região? Se eu tivesse que decidir agora, eu falaria "região", rs. Há várias regiões lá. Aí neste caso você tem que ir no original árabe. Quando eu não sei, eu não sei. "Mas você tem que decidir agora". Sujeito a errar, expandiria o conceito. É uma das questões mais complexas da minha época. "Cultura", uma base comum que une um país como os EUA, que apresentará diferenças culturais entre as várias regiões do País; mas com uma coisa em comum que permita caracterizar como diferente de outras áreas; "Aqui é méxico"; "Lá é Canadá", por exemplo. Eu manteria assim até que alguém me demonstre algo diferente. Se essa unidade política se fragmentar, aí é cada uma dessas Unidades região. 

"Ya su trono dignísimo abrieron
Las Provincias Unidas del Sud
Y los libres del mundo responden
¡Al gran pueblo argentino, salud!
Y los libres del mundo responden
¡Al gran pueblo argentino, salud!"

É um período histórico subsequente à Revolução de Maio de 1810 na Argentina. O Grande Povo Argentino. O identitarismo quer nos fechar em matrizes identitárias e sociológicas, nos dividir e colocar para brigar. A Região do Grande Povo Argentino. A Região do Grande Povo dos Estados Unidos da América. Exortação à Unidade Nacional. Se o ser humano desaparecesse da Terra, o objeto de estudo das Ciências Humanas desapareceria; os fenômenos humanos. Deus É Espírito e o ser humano é alentado com o Espírito de Deus, que é de onde vêm os fenômenos humanos; o ser humano emerge da natureza, conserva uma base natural, porém transcende a natureza. àquela época, os povos no Oriente Médio não constituíam estas unidades. Pelo caminho da virtude, vocês não irão querer guerra conosco. A gente precisa voltar a ser humano; você vê no que escrevi o combate a formas pré-humanas de pensamento e linguagem. Retorno à Pureza do Islã.

Há pessoas que perdem sua liberdade. Você não quer a guerra com eles, mas eles insistem na guerra com você. Aí você vai para a guerra com eles, aí você vence a guerra contra eles. Agora eles não são mais livres; aí você avalia se os liberta, se impõe condições a eles ou se os faz cativos. Depende do grau de civilização e da disposição para baixarem a cabeça e admitirem que perderam. Perdeu, Mané. Ficar procurando guerra expansionista e imperialista não está certo, isso é coisa do Islâ Constantiniano. Sociedades imperialistas e expansionista pela via da guerra. O mal do malandro é achar que só a mãe dele faz filho esperto. O que Hitler fez foi organizar a sociedade alemã para a guerra imperialista e expansionista; houve muitas sociedades assim na História; porém, do ponto em que a Alemanha estava em 1918, e com tudo que aconteceu até 1933, em 1939 a Alemanha foi para a guerra e obteve impressionantes sucessos iniciais. É a virtude desse povo, que não se deixará escravizar. Pisaram na Alemanha quando caída, a Alemanha se levantou e quase derrubou todo mundo na Europa. A virtude de um povo orientada para o lado errado. Mesmo orientado para o lado errado, você viu o que esse povo foi capaz de fazer. Talvez a máquina de guerra mais formidável da História. É isso que herdamos de nossa gente. A França também, em pouco tempo foi de um país quebrado a uma potência napoleônica. https://youtube.com/shorts/rReHuJpuJkU?si=thg-cbsR0etmmofi . 

"Agora você quer impor os padrões ocidentais de Segurança e Medicina do Trabalho". Muito ocidental. "Senhores, tratai os servos com justiça e com equidade, certos de que também vós tendes Senhor no céu.". A mesma coisa, a corrupção que começou na terra e no mar pelo que as mãos dos humanos lucraram. Era o que a aristocracia mercantil de Meca ouvia. Maomé era errado para eles também. Sempre a mesma coisa, mas com um agravante gravíssimo, nossa geração tem experiência de gerações anteriores. Você viu como fazem para anular o Mandamento de Deus por causa da Tradição. Retorno à Pureza do Islã, só isso. Porque estas pessoas perderam sua liberdade? Não perderam sua liberdade. Sociedade de castas, castas inferiores existindo para dor e sofrimento expiatórios. Identificamos a origem. Ainda que cativos, não perdem o caráter de pessoas nem a dignidade da pessoa humana. Transformando vida e saúde de trabalhadores na Construção Civil em Meca em dinheiro. Homicidas e sementes de corrupção na Terra.

Tortura nunca mais; perseguição nunca mais; de um lado, querem pegar para se vingar; do outro lado, uns caras não aceitarão que os peguem para se vingar. O Senhor dos Exércitos é diferente do Deus da Guerra, e a guerra de quem crê é pela via do Bellum. Força é diferente de violência. O Senhor dos Exércitos, Senhor Da Luta Pela Causa de Allah. Vamos pensar sobre o Comunismo? Você que luta por justiça e por causas nobres e foi agenciado pelo Comunismo, saiba que não é por um sistema ateu e materialista que você vai conseguir. Então, quando você olhar para os mortos e desaparecidos da Ditadura Militar no Brasil, poderá olhar para a vida deles como base de uma reforma do pensamento das Forças Armadas no Brasil. Quem terá esta coragem?





Nenhum comentário: