A Ética é a área do conhecimento que trata da saúde do comportamento. Razão, capacidade de bem aquilatar e separar o bom do mau. Bom e mau; razão exige juízo de valor; há Valores porque Há Deus. Deus É Espírito e o ser humano é alentado com o Espírito de Deus; o fundamento dos fenômenos humanos. O ser humano não é animal superior ou continuação do animal. E os elementos imateriais da fé, Misericórdia, Justiça e Fé. "Mas você fala isso a todo momento"; são os fundamentos do que afirmo.
Um Código de Ética fixa a forma pela qual deve se conduzir uma determinada pessoa em determinada atividade, e pontos a serem observados até fora desta atividade. É a saúde do comportamento naquela atividade.
Hoje, neste zeitgeist ateu e materialista, isso soa mais como idealismo; não, é sabedoria provada pela prática. Estas coisas não têm hoje o peso e a importância que já tiveram; mas você se lembra que a sociedade era melhor quando estas coisas eram levadas mais a sério. Legião Urbana, "Os anjos". Materialismo histórico e dialético; passou disso, é idealismo histórico e dialético, estas são as bases da conversa para o Comunismo e para a Academia. O ideal é um fenômeno humano? O que fazer? Nos organizarmos a partir do que cremos e abandonarmos ilusões e nos prepararmos para a luta, e combater. Discépolo, "Cambalache".
O que uma sociedade considera ético, outra sociedade não considera ético. "Se chegamos a conclusões diferentes, estamos considerando coisas diferentes". Nossa sociedade considera a suruba, metafórica, no Olimpo aceitável. A Alemanha já teria derrubado ao menos uns 5. Um dos motivos pelos quais eles são o que são e nós somos o que somos. Lá, nego fica sem saída que não a renúncia por menos. Descendentes de alemães, de japoneses, de italianos, de britânicos, vamos puxar o bonde? Somos brasileiros e herdamos isso de nossa gente. É uma outra idéia de vida e de sociedade. A cláusula pétrea deste País é a SMPP, Suruba Metafórica Público-Privada então; "Vira-vira", Mamonas Assassinas. No Olimpo era todo mundo comendo todo mundo, todo mundo dando para todo mundo, um puxando o tapete do outro, o outro conspirando contra o um, e a Grécia Antiga enquanto País nunca existiu, eram cidades-estado, as pólis, que mantinham uma unidade linguística e cultural, e não subsistiu.
Da IA do Google, "A maçã para a mais bela". Tirem as crianças da sala, que a coisa no Olimpo era baixa, Seu Jorge, "Amiga da minha mulher".
O "Pomo da Discórdia", uma maçã dourada com essa inscrição, jogada pela deusa Éris em um casamento, que gerou uma disputa entre Hera, Atena e Afrodite, sendo vencida por Afrodite (que prometeu Helena de Troia a Páris), o que iniciou a Guerra de Troia, simbolizando amor, discórdia e escolhas com grandes consequências.
Origem Mitológica
O Evento: No casamento de Peleu e Tétis, Éris, a deusa da discórdia, não foi convidada e lançou uma maçã dourada com a inscrição "Para a mais bela".
A Disputa: Hera, Atena e Afrodite disputaram a maçã, e Zeus pediu a Páris, um príncipe troiano, para ser o juiz.
O Julgamento: Cada deusa ofereceu um suborno: poder (Hera), sabedoria (Atena) e o amor de Helena (Afrodite).
A Consequência: Páris escolheu Afrodite, ganhou Helena (a mulher mais bela) e levou-a para Troia, o que desencadeou a Guerra de Troia.
Significados Simbólicos
Amor e Desejo: A maçã era um símbolo de amor e de desejos intensos, como o de Páris por Helena.
Escolha e Consequência: Representa as escolhas humanas e suas infinitas possibilidades, como na história de Adão e Eva ou Branca de Neve.
Discórdia: O "Pomo da Discórdia" virou sinônimo de causa de briga ou conflito.
Uso Popular
Atirar uma maçã a alguém era um gesto de amor ou um convite romântico, inspirado na lenda".
Gino e Geno, "Freio de mão"; a atitude do noivo neste caso seria "É um presente e o casamento é meu, a mais bela é a mulher com que ora me caso. E sigam-me os que forem brasileiros, Senatvs-Popvlvs Que Romanvs.". Manda mais maçã aí para cada marido dar para a sua esposa. hàq uma coisa entre você e ela que torna ela mais bela; alguma coisa nela que mexe com você do modo que outra mulher não mexe com você. A história que vocês têm e o papel decisivo dela em tudo o que vocês enfrentaram juntos.
Vamos formar uma roda filosófica e falar sobre beleza feminina. Eu, particularmente, gosto de mulheres totalmente femininas que têm uma beleza particular.
A feminilidade e a expressão, e o sentido que ela confere à forma da beleza particular. Considerando coisas diferentes, chegaremos a conclusões diferentes. O escopo da beleza, neste caso, em um casamento, é o que há entre você e ela que faz com que ela seja a mais bela. Tem mulher bonita para todo mundo. A subjetividade da beleza. A arte de Éris é se colocar em disputa entre dois homens; se ela se coloca em disputa, dê a vitória ao oponente; ela quer colocar os dois para brigar; ela não se posiciona, exceto para provocar um ou outro, e a vitória é de quem vencer, como na natureza. Se ela é casada e se coloca em disputa, aí ela é uma vadia, "Vai vadiar", Zeca Pagodinho. Se Éris fosse bem-comida, não se empenhava tanto em semear discórdia. Tome estas ervas para um chá de picão. Vênus, vai ver, não é nem a mais bonita, é a mais sedutora e a que joga melhor nesses assuntos. Toma uma atitude, Vulcano, "Sílvia", Camisa de Vênus; não é para agredi-la, é para ela entender e vazar, porque não te respeita e te erode o respeito. "A mais bela é a que tem, coxonas, peitões e bundona"; esses são seus critérios; "Tanajura", Negritude Júnior. Pergunta para o Shrek, Inimigos da HP, "Tipo Fiona". A questão é aquela da qual a beleza corresponde a um padrão arquetípico; como ela é arquetípica, tende a ser a mais disputada. A Vênus renascentista; a lógica seria a Vênus para o Apolo, porém o Apolo não gosta da fruta, ou até gosta, ma non troppo, "Macho Man", Village People.
Eu já tive a experiência de uma mulher não-arquetípica, aquelas italianinhas, que fazem com que você redefina seus padrões de beleza para ela. Dido, "Thank you".
A Ucrânia, por exemplo, é um pomar de maçãs; a beleza de mulheres simples e comuns; essas você encontra em qualquer lugar da Ucrânia.
Arthur do Val não merecia ser cassado por esta fala. Um pessoal que odeia e que em um deslize desses pega. O deputado que não merecia foi cassado na ALESP, em maiúsculas porque cada letra do acrônimo corresponde a uma inicial da expressão; o deputado que merecia não foi cassado, o que buzinou a colega deputada para sinalizar vitória, e ela nem estava em disputa. Tirem as crianças da sala. Particularmente gosto de tchecas; uma beleza germânica e subjetiva. Particularmente, acho as japonesas muito parecidas, principalmente na questão de uma uniformidade de personalidade. Penso que as africanas tendem a refletir o homem em um plano arquetípico. Há mulher bonita no mundo inteiro. A Greta Thunberg é incolor, insípida e inodora, a Txai Suruí é mais bonita. A beleza tem nível, brilho e brio, mais do que forma para mim. Com licença, o assunto é esse. Gosto da feminilidade curda. Na Argentina, no Uruguai e no Sul do Brasil há muitas arquetípicas, o arquétipo europeu, loira, alta, magra, de cabelos lisos e olhos claros; vai para a Argentina, para o Paraguai, para o Centro-Oeste do Brasil, é aquela beleza indígena; qual a mais bela? Há duas respostas para esta questão, a resposta subjetiva e a que corresponde a um padrão arquetipico. É uma equação do segundo grau.. Meu X é diferente do X de Goethe, para quem a forma prevalece; para mim, prevalece a mulher. Se vocẽ quiser experimentar toda a beleza feminina, é uma coisa que não encontra um fim. Mulheres árabes elevadas e de personalidade e atitude, mulheres indianas virtuosas, mulheres judias elevadas, e por aí vai. As elevadas e briosas cavalas iranianas. As lindinhas amorosas, pequenas e graciosas, a beleza particular das armênias, como eu disse, não tem fim. As cavalas pelo interior do Brasil, "Pura emoção", Chitãozinho e Xororó, se você pegar uma por dia até o final da vida a coisa não encontra um fim. Só "As muito feias que me perdoem, mas beleza é fundamental", Vinícius de Moraes.
Ela parece aqueles velhos. "As não-musas que me perdoem, porém musa é fundamental".
Aquelas nórdicas long-legged coxudas que dão uma chave de pernas; quem já levou uma chave de pernas bem dada de uma mulher sabe, rs.
É que eu não sei desenhar, há talentos que você tem e há talentos que você não tem; o Brasil sobrevaloriza o talento de atacantes; a Alemanha valoriza o talento de defensores como Neuer e Matthäus e Beckenbauer, porque tem uma forte cultura de defesa. Se eu soubesse desenhar, a charge seria um urubu de toga danificando a Constituição e tomando a Carta Magna das mãos da brasileira e dos brasileiros. A Democracia no Brasil já faleceu. Kaleidoscópio, "Tem que valer". Sou restritivo quanto ao uso de IA.
O vôo do urubu é bonito; eu, que trabalho em loteamento, os vejo sempre; o modo como ele voa e pousa no poste. É só não deixar acumular o que atrai o urubu.
Agosto de 2012, um filhote de urubu nos avisa. É um pássaro agourento. Eu disse que o Brasil é um país repleto de amarras espirituais. Por que acumulamos lixo nos espaços urbanos? Por que não destinamos bem o lixo? Por que criamos condições para o Aedes aegypti? Porque é uma espiritualidade de cultuar o que pode fazer mal ao homem e até matar o ser humano e se comportar para favorecer os vetores disso. Para resolver, é preciso enfrentar questões de natureza religiosa. Urubus derrubam até aviões, e é frequente o vôo de urubus próximos a aeroportos. Comunidade de Nilópolis, "Deus, Sara Esta Nação". Lixo e entulho entupindo bueiros, para que as fortes chuvas tragam dor e sofrimento expiatório. Acidentes de trânsito, acidentes de trabalho, essa realidade é assim para provocar dor e sofrimento expiatórios. Sincretismo da Mensagem de Jesus com tudo o que você possa imaginar, que chega aqui e se mistura com costumes locais, e vira isso aí que você está vendo, "As veias abertas da América Latina", título de um livro de Eduardo Galeano. Viva buscando o favor de Fortuna sabendo que pode acontecer a qualquer um. Gabriel, O Pensador, "Até quando?". A questão não é identitária e sociológica, é ontológica e teleológica. Em Nome de Allah, O Clemente, O Misericordioso. Moysés Malafaia, "As nossas armas são espirituais". Não é sair do Egito, é tirar o Egito do Brasil. A pauta do Bolsonarismo é outra coisa. O medo de enfrentar o vírus porque há quem cultua o vírus porque o vírus pode matar o ser humano, e enfrentar o vírus com vacinação é mexer no mecanismo cósmico de expiação, e enfrentar coisas do nível da divindade. E este pensamento dentro da Igreja Evangélica. O estado-da-arte da vacinação prevê uma pequena incidência de reações adversas, karma. Eles morrem de medo de tudo porque sabem que têm karma e uma vida espiritual torta. Morrem de medo de microplásticos, de irradiações não-ionizantes de telefonia celular, de vacinas.
Subiram ao Monte Olimpo, não perceberam nada, viram que não havia nada lá e o Panteão Grego perdeu seu valor religioso. Zeus dando o rabo era lá na Grécia Antiga; "Bruto, Rústico e Sistemático", João Carreiro e Capataz.
Mamonas Assassinas, "Lá vem o Alemão". Sim, cometeu erros e poderia ter sido melhor; porém fez mais pelo trabalhador que o Lula e lançou as bases para um Brasil mais sério. A regulamentação de Saúde e Segurança no Trabalho é legado dele.
A questão do Código de Ética foi proposta no STF; mas tem uma al lá dentro, a Ala do Urubu, que se mobiliza contra.
"IX – A medicina não pode, em nenhuma circunstância ou forma, ser exercida como comércio.", Código de Ética Médica. Saúde do comportamento. Se o ser humano desaparecesse da Terra, o objeto de estudo das Ciências Humanas desapareceria. Até porque não haveria humanos pata estudá-los, rs. A questão é teleológica, para onde a coisa vai. Por que a Medicina não será exercida como comércio? Forças de mercado fariam com que o médico fosse substituído por técnicos em Medicina, que custam menos. Profissionais mais qualificados e que custam mais dão lugar a de qualificação que exige menos tempo e que custam menos. Até porque seriam matrizes produtoras de unidades produzidas em função de tempo, e quanto mais acelerarem o tempo, maior o númerio de unidades produzidas naquele delta-t, intervalo de tempo, e assim o custo por unidade produzida é menor, porque é você é pago em função de tempo. Não se pode formatar o trabalho do médico à luz do modo de produção industrial como serviço para venda. O médico é remunerado pelo trabalho, não é isso que é vedado. Senão há o deslocamento do trabalho do médico da realidade efetiva do trabalho dele, pessoas; a questão é ontológica. Por isso combatemos os que não vêem pessoas como gente.
Estamos protegendo os Senhores dos Senhores mesmos e protegendo a sociedade dos Senhores.
Trabalho em uma profissão regulamentada, tenho Código de Ética a seguir, https://www.crecisp.gov.br/Files/notify/71f27005-77ce-47fb-8d10-3c2365681464_codigoeticaci.pdf ; sou contra a desregulamentação e pela regulamentação de mais profissões. Conselhos Federal e Regional de Jornalismo e também de Magistério não é censura. Liberdade, Dignidade e Responsabilidade de expressão. O professor tem o dever de falar que ensina a partir de um determinado referencial. "Segundo a teoria marxista". Em todos estes anos de aluno de Comunismo, que é o que você mais aprende em Escolas Públicas, Universidades Públicas, "Faculdade da Pinga", João Carreiro e Capataz, cursos que faz no Serviço Público, e afins, só vi uma professora falar isso, e ainda assim porque concordou com uma observação que fiz. Isso abre uma porta para o aluno pensar que há outros pontos de vista.
"Art. 4º - Cumpre ao Corretor de Imóveis, em relação aos clientes:
I - inteirar-se de todas as circunstâncias do negócio, antes de oferecê-lo;
II - apresentar, ao oferecer um negócio, dados rigorosamente certos, nunca omitindo detalhes que o
depreciem, informando o cliente dos riscos e demais circunstâncias que possam comprometer o negócio;
III - recusar a transação que saiba ilegal, injusta ou imoral".
Você tem que falar; claro que há o timing, para falar, "kairós", o momento portuno, e isso é uma arte que você desenvolve com o tempo acompanhando profissionais experientes. Por exemplo, o Plano Diretor do Município estabelece que a taxa de ocupação do lote nesta área é de 50%; você vende um lote de 200 metros quadrados, o cliente terá que implementar a construção em 100 metros quadrados, para diminuir o adensamento; ele quer construir uma casa de 150m2; aí tem que ser sobrado, o coegiciente de aproveitamento é de3 1,5x a área do terreno, ou seja, para 200 m² de área do lote, 300 m² de área construída; aí tem que ser sobrado, o que encarece a construção entre 30% e 40%. Você fala no momento oportuno e o cliente decide não fechar o negócio, é o que chamamos "abrir a venda"; o dinheiro não quer que você faça isso, "estabelecido o imperativo categórico, os fins justificam os meios, e o vulgo, que é a maioria, se guia por aparências e resultados". Aí você não fala e o cliente compra o lote; dá entrada no projeto para construir e aí fica sabendo que há o limite de 50% de taxa de ocupação; ou seja, não poderá construir os 150 metros quadrados da casa dos sonhos dele nem terá margem para ampliação térrea enquanto vigorar esta disposição do Plano Diretor do Município. "Mas eu não sabia", nem tem obrigação de saber, a obrigação de informar é do corretor de imóveis que realiza a intermediação deste imóvel. O ciente pensa em abrir um comércio; há restrição de ordem privada que veda atividade comercial neste lote. "Mas eu não sabia", nem tem obrigação de saber. Aí você tem que fazer escolhas; abrir venda por estes motivos costuma criar um clima ruim com a gestão, até é o caso de deixar de vender este empreendimento, o caminho mais difícil e que exige mais esforço. Por isso o Corretor de Imóveis é um Técnico em Transações Imobiliárias ou um Tecnólogo em Gestão de Negócios Imobiliários; sem isso, não se pode pleitear a Inscrição no Conselho Regional de Corretores de Imóveis da jurisdição. Mas a maioria das pessoas não sabe disso. "Este imóvel tem passivo ambiental", e o passivo ambiental é vinculado ao imóvel e assumido pelo novo dono. Não é só pegar para vender e encontrar comprador. Raul Seixas, "Aluga-se". O marketing do Estado Grande Satã vende imóveis como se vende geladeiras; Marcelo D2, "A procura da batida perfeita"; venda simples e venda complexa; vender uma geladeira são algumas especificações técnicas, algumas condições de uso, garantia e forma de pagamento; brasileiro não lê manual de instruções; nem contratos. Quem vende geladeiras realiza muitas vendas simples; a venda de um imóvel está entre as mais complexas, pelos altos valores envolvidos, que superam em muitas, muitas e muitas vezes a renda mensal do comprador, pelos aspectos subjetivos, pelos aspectos técnicos, legais e jurídicos envolvidos; a rigor, quem vende é o proprietário, nós intermediamos. Quem realiza vendas complexas realiza menos vendas complexas; às vezes são meses conversando com um cliente para vender um imóvel, eu não sou favorável a este rigorosismo técnico linguístico, é o uso comum e assim que a massa entende. A rigor, o proprietário é o vendedor, o corretor de imóveis é o intermediador e quem compra é o comprador; o corretor de imóveis tem sempre dois clientes, vendedor e comprador. Ou o locador e o locatário. Ou o dono de um imóvel para permuta e o dono do outro imóvel para permuta. É por aí. O preço justo é aquele pelo qual o proprietário está disposto a vender e o comprador está disposto a comprar; adequado ao momento de mercado e àquele imóvel.
Quem quer comer filé tem que pagar filé. Imóvel-em-si, localização e local, que é o entorno imediato. Ótima localização, imóvel-em-si filé, mas do lado de uma pequena indústria metalúrgica, o que não é bom para fins residenciais. Externalidade negativa, um efeito prejudicial decorrente de terceiros. Imóvel-em-si comparável a imóveis-em-si de alto padrão, mas construir neste padrão nesta localização valorizou para além do que o bairro permite, e a balança tem 2 pratos. O cliente paga esse preço por um glamour e por um status que seu bairro não dá. Uma casa neste padrão neste local te torna pica neste local, só isso. Podemos buscar um cliente que pague isso para ser pica neste local, mas é mais fácil encontrar Papai Noel. Só tem este valor para um cliente específico. O cara veio lá da ZL em São Paulo e quer morar em um bairro parecido com a ZL nesse padrão. Hugo e Guilherme, "Ama um maloqueiro".O cara vai comprar à vista, é cash, ele sabe que nesse momento de mercado ele esfola um e compra no preço que ele quer, o preço é mais importante para ele. Estrutura, comportamento e desempenho de mercado. Tem caras que conhecem o mercado imobiliário desde antes de você nascer. A profissão de corretor de imóveis tem por essência um componente horizontal e operacional; é onde caras muito bons, com extensas redes de relacionamento, não apresentam bons resultados. É correr atrás de documentos, tirar certidões, digitaliza isso e aquilo, reconhece firma em Cartório, não é todo mundo que aceita assinatura digital em contratos imobiliários; redundância, assinatura digital e firma reconhecida. É sujar o sapato de terra no loteamento, subir em escada para olhar telhados, visitar quebradas de condomínios, consertar aquele vazamento na torneira da cozinha que apareceu de última hora próximo da visita, passar um WD-40 na porta rangendo, reposicionar um móvel para esconder um detalhe no piso, para não causar uma má primeira impressão, porém com o compromisso de mostrar no momento oportuno, não é só sala com ar-condicionado, é almoçar salgado no boteco, é distribuir panfletos de lançamentos, é conversar com o pessoal da base, que sabe quem é o dono do imóvel que você quer captar, arrancar una matinhos com as mãos na frente da casa, dar uma varrida na frente da casa, esconder umas tranqueiras que o proprietário deixou na casa. "Vícios e virtudes", Charlie Brown Jr. Mas é legal. Entre o operacional e o tático, participando do estratégico. Comecei em loteamento, tive uma breve passagem pelo mercado de terceiros, voltei para loteamentos e meu habitat é loteamento; é igual a tocha olímpica, aprendi a trabalhar com quem gosta de loteamento e me ensinou a gostar de loteamento; é assim que passa de geração para geração. Não dá para formatar o trabalho do corretor de imóveis como se formata outros trabalhos.
Somos como as terras-raras, nosso trabalho tem particularidades; é inexato, não dá para fazer caber a negociação em um intervalo de tempo pré-definido. Intermediação envolve inexatidão com pessoas, essas antas não vêem isso. Ventania, "Só para loucos". Você tem um compromisso às 13h, na agência do Banco do Brasil para tratar dos últimos detalhes do contrato de financiamento do imóvel; não dá para dizer a que horas você sai de lá; eu já cheguei a esperar 2 horas para ser atendido, o cliente anterior enrosca, uma pessoa só atendendo. E eu ainda vou parar na sorveteria e tomar um sorvete depois. às 17h estarei na casa do cliente, que vai te perguntar tudo e mais um pouco; saio de lá às 8 da noite, porque ele quer dar uma última olhada no imóvel, vamos lá. Amanhã eu já falo com a gerente do Imobiliário no Banco para agendarmos a assinatura, eu acompanho o cliente, só não resolvo o que depende dele para resolver. O cliente quer que arrume essa fechadura, o proprietário não quer arrumar, não vou perder essa venda por causa de uma fechadura, eu arrumo às minhas expensas. Ótimo, contrato assinado, tudo redondo. Vem a documentação, vamos ao Cartório registrar. O cliente falará bem de você e te trará mais clientes. Você vai captar um imóvel para locação, a proprietária é uma senhora; te oferece café, pão feito em casa, é umas duas horas na casa dela, aí você fica sabendo que uma vizinha duas casas para lá está pensando em vender a casa dela, já dá um pulo lá. Um dia nunca é igual ao outro. Clara Nunes, "Feira de Mangaio". Você vai visitar um decorado com uma cliente; a cliente quer se sentar no sofá do decorado; deixa ela se sentar, ela tem que se sentir na casa dela. Aparece um outro corretor com um outro cliente, aí você chama ela para fora. Comigo já quase rolou em uma situação dessas. Você é o profissional, cabe a você conduzir de modo profissional. Você não tem impedimento, ela não tem impedimento, não configura relação de poder ou elação terapêutica; nada impede, o decorado só não é lugar para isso. Eu já conhecia ela de outro lugar. Ela tinha um compromisso e eu estava empenhado em uma promessa; não rolou. Bonita, inteligente, madura, gostosa. Fui buscá-la no meu carro no prédio em que ela morava, alugado; uma Palio Weekend, compacta. Vou colocar a terceira marcha, olha a perna esquerda da mulher lá no câmbio, já dei aquela congelada. É por isso que a alavanca do freio de estacionamento do Camaro é deslocada para a direita,
para dar aquela roçada na perna esquerda da mulher quando ela posiciona a perna esquerda mais à esquerda. "Smooth Operator", Sade. Na cultura dos "pony cars" nos EUA é carro para pegar mulher; aí você tem que ler na revista especializada uma crítica à ergonomia da alavanca do freio de mão escrita por um homem que não entende nada da cultura do carro e muito menos de mulher. Léo e Raphael, "Velho Barreiro"; as empresas de mídia jogam a credibilidade na lama ao oferecer matérias jornalísticas ao marketing de empresas. Anúncio é anúncio, jornalismo é jornalismo, "Se você me engana uma vez, a culpa é sua; se me engana duas vezes, é minha"; jogam o veículo no lixo em nome de resultados de curto prazo. Não, não é assim, "Se intrometeu", Michel Teló. Não é não. Não é não, então seja o vosso sim, sim, e o vosso não, não. Nem o decorado é lugar para isso nem o imóvel que você mostra. Já aconteceu de um colega chegar com um cliente em um imóvel e um corretor lá no "Vai, Serginho, Proibidão", MC Serginho; sabendo disso, comecei a tocar campainha e a bater palmas mesmo em imóveis vazios. Não disse que é certo, relatei o fato. Hoje é assim, curte no Facebook, vai para o Direct, daí para o Zap, onde esquenta, pega a chave do imóvel e é lá mesmo. Isso não é coisa de profissional.
https://www.youtube.com/shorts/jPPYJTsgCboPreços de imóveis são flutuantes, mas só costumam cair quando derrubados de lá; a maioria dos proprietários deixa lá se não encontrarem o preço que pedem. "Por esse preço eu não compro", "Por menos que isso eu não vendo". João Carreiro e Capataz, "Tá bagunçado, mas tem gerência"; os caras não entendem que a pessoa hoje está com o celular na mão comparando imóveis e pesquisando preços, recebendo anúncios de imóveis pelo algoritmo, porque está pesquisando sobre isso. Entrando em tudo quanto é portal imobiliário, sites de imobiliárias, baixando apps, é a letra de um antigo tango, "Acabou o otário". Comprar para reformar neste preço? O que você gasta na compra e na reforma compra um melhor. Vale isso? Vale, porém por esse preço há muitos negócios melhores, é uma questão de situar bem seu imóvel no mercado neste momento. "Deixa aí então"; deixa aí então. Você convence um comprador a comprar neste preço e o cunhado dele demostra que ele não fez um bom negócio, a raiva é de você. Posso dar a real? A competitividade de seu imóvel neste preço é próxima de zero, olha o que se compra pelo mesmo preço ou por preços próximos. O mercado quer o novo, o moderno, o tecnológico; nesta faixa de preço o cliente costuma exigir área de lazer, o que seu imóvel não tem. Sua localização não tem nada de especial frente às localizações dos concorrentes. É um cliente muito específico para este perfil neste preço. "Não tenho pressa"; perfeito, pelo Princípio de Paretto, ou 20% dos seus produtos serão 80% de sua receita, 80% de seus produtos são 20% de sua receita, seu imóvel é C, e você concentrará esforços e recursos para vender o A. Todo mundo conhece uma história de rolo bravo envolvendo compra e venda de um imóvel. Aí o Governo, em período eleitoral, quer fazer média com a classe média e desregulamentar para abrir para eles possibilidades de renda extra intermediando transações imobiliárias. Vanessa da Mata, "Boa sorte". "Comprei um terreno para abrir uma oficina mecânica e não pode abrir oficina mecânica nesta área de zoneamento, e o cara não me falou". Adiado o sonho do negócio próprio, a Auto Mecânica Simas Turbo. Rionegro e Solimões, "Rodopiou". Quanto mais esculachados são os acontecimentos, mais esculachada é a minha linguagem; o que acontece não escandaliza, o que escandaliza é o que eu falo. Veja o que aconteceu na Câmara dos Deputados hoje.
Comprou, pagou ITBI, pagou para registrar, paga IPTU, agora tem que vender. Eu tenho que te falar, não é só o preço da compra, há estes custos também, somando isso dá estes custos totais da transação. 2,2% de ITBI, que varia de município para município, o preço para registrar no Cartório de Registro de Imóveis e de acordo com esta tabela aqui de Custas e Emolumentos, depende do valor do imóvel, pesquisa no Google por "Tabela de Custas e Emolumentos Registro de Imóveis São Paulo 2025". O dono comprou mas não registrou, e falou que o antigo proprietário vai transferir direto para você; não, trem que registrar do antigo para o atual proprietário primeiro para depois registrar do atual proprietário para você, Princípio da Continuidade e Disponibilidade Registral, https://www.jusbrasil.com.br/artigos/principio-da-continuidade-e-disponibilidade-registral/944652648 ; falei isso para o cliente e o proprietário ficou puto comigo; aquela vantagem no preço ele já não tem mais, vai ter que registrar e repassar; vai deixar o cliente levar a lapada? Djavan, "Lambada de serpente". Saber com exatidão o que você está comprando e todas as circunstâncias do negócio. É nosso trabalho. Erika, "Relations"; habilidades técnicas, relacionais e de mercado; o mercado brasileiro não valoriza habilidades técnicas e supervaloriza habilidades relacionais. Um terreno é um bem interessante para você oferecer como garantia real no Banco para pegar um crédito para sua empresa e pagar esse crédito com os resultados do investimento.
















Nenhum comentário:
Postar um comentário