terça-feira, 18 de junho de 2024

Uma colega de classe no curso de Licenciatura em Química não aprendia Física.

Porque não sabia fazer equações. É legal isso em um curso de Licenciatura, você aprender a ensinar ensinando. Se você começa pelas definições formais, degola 90% dos alunos em Ciências Exatas. Compreender o conceito e executar o processo, sem perder de vista as definições formais. "Examinai tudo e retende o que é bom", mas o pessoal demoniza Paulo Freire. Equações de velocidade média, tendo como base do ensino um mapa rodoviário do Estado de SP. Onde há as marcações de distâncias em quilômeteos. Você foi de Barretos a Araraquara em 3h. É uma grandeza bidimensional, você tem espaço e tempo; o espaço percorrido em função de um tempo. Aí você ensina a equacionar o problem, você tem essa fórmula aqui, isso você sabe, isso você sabe, isso você não sabe. Colocamos o que sabemos na fórmula e calculamos para encontrar o que não sabemos. Em coisa de uns 5 dias, com menos de 1 hora por dia, o problema estava resolvido. Isso destravou o aprendizado. E me mostrou que aprender a partir de elementos da realidade da pessoa é o caminho para ensinar à maioria. Mas se for assim, o povo passa a ter conhecimenros exclusivos de castas medianas e dominados por castas superiores. É assim na Matemática, é assim na Linguagem. Não é culpa dos alunos na maioria dos casos. Tati Quebra-barraco, "Matemática".

Nenhum comentário: