"A arte da guerra é a dissimulação". É um valor para mim e é um valor para você, porque estes são os preceitos dos antepassados; sendo o temor a Deus o princípio da sabedoria, pelos preceitos dos antepassados quando orientados pelo temor a Deis afloram valores permanentes, que sendo conservados e transmitidos, dão origem à Tradição.
"A fidelidade alemã deve ser mantida no mundo", a Tradição; "A palavra é insubstituível perante Deus, e Deus Jamais É Injusto com Seus servos", a Revelação. Os elementos cognitivos do contrato são "Deuttsche Treue".
Você sabe que é um valor para mim e que eu cumprirei o pactuado. Eu acredito que seja um valor para você também, porque esta é a Tradição do meu povo e do seu povo. Mas você, no momento decisivo, quebrará o contrato de modo a obter vantagem e reverter derrota; ou seja, você abandonou a Tradição e acredita que isso amarra minhas mãos, porque observarei o Tratado.
Pela ética utilitarista, protocolada, motivada e bem fundamentada, tenho imunidade em relação ao Tratado., e você toma na rabetta porque foi surpreendido pelo que não esperava; o jogo virou.
Eis o conceito de "Infiel". Marília Mendonça, "Infiel".
Nenhum comentário:
Postar um comentário