sexta-feira, 9 de junho de 2023

Entendo, a abordagem focada na pessoa, não na doença.

É que os gramatas acham que têm que construir um modelo na linguagem enquanto a cultura é maior que a linguagem. Cultura organizacional; Missão, Visão, Valores. Legião Urbana, "Monte Castelo". O problema é que esse pessoal agencia a obra.  Do tempo em que não se falava "câncer" e um diagnóstico de câncer era uma sentença de morte. Eu sei porque eu vi isso no rosto de um paciente de uma UBS em que trabalhei e que encontrei agendando procedimento de alta complexidade em SJRP. A abordagem nesse tratamento em SJRP era fria e objetiva, e para algumas pessoas o acolhimento e a compreensão do que é para a pessoa receber um diagnóstico desses faz toda a diferença. Onde me levantei quando decidiram cortar o transporte de novos pacientes de SJRP a Barretos. "Se cortar, procurarei a Imprensa", sozinho e de uma posição inferior. Abrem as torneiras nos gastos eleitoreiros e mandam cortar essas coisas? "Outros condicionantes em Saude", motivado e bem fundamentado, apesar da lei. Eu venci, mantiveram; mas me custou muito caro. E você, fez o quê? Até chegar ao ponto de me exonerar. E você?

Nenhum comentário: