quinta-feira, 29 de fevereiro de 2024

Minha mãe tinha olhos azuis.

A médica-residente em um Hospital-Escola. Menos rito de passagem, mais profissionalismo. A médica-residente é médica; ela estuda em nível de especialização. Para isso, ela edtudou 6 anos em tempo integral, 12 anos em tempo parcial, carga equivalente à de um Doutorado, por isso "Dra". Pará, UFPA. Joelma, "Voando pro Pará". Geriatria. Uma  familiar me chama de lado, "É médica ou enfermeira?". Porque é do Norte do Brasil não pode ser médica? Para muita gente é assim. Imagino o quanto ela apanha em Barretos de muito "Zé Ninguém", Bikini Cavadão. Esta cidade é assim. Canto de Convocação , Ira, "Pobre paulista". Em um determinado momento, ela trouxe um pedaço do bolo do aniversário dela para minha mãe, e disse que os olhos azuis de minha mãe alegravam ela. O que minha mãe representava? A elite branca de olhos azuis. Que meu pai tornou uma cativa. "Deus Não Estima arrogante ou vaidoso algum". Valorize quem, nesta sociedade, trata você como igual. Blut und Boden.

Nenhum comentário: