domingo, 28 de agosto de 2022

40,8 kg de laranja a R$ 31,07, a prazo. US$ 6,14. Esta é a cotação hoje.

Isso para comprar hoje no mercado. Suponhamos que eu tenha um contrato de fornecimento de 300.000 caixas com você nesta safra. Se forem R$ 30,00 a caixa, são 9 milhões de reais. Parece muito; esse é meu faturamento nesta safra de laranja. Agora tenho meus custos. Faturamento-custos=lucro, que é a remuneração do trabalho da empresa. Para o trabalho da empresa, tenho o capital, que é meu. A terra, os equipamentos, as estruturas. Tenho que contratar pessoas; tenho que remunerar meu trabalho. Ou seja, você tem que saber tocar sua propriedade rural como empreendimento. O modo como o tratorista conduz o trator influencia nos custos. Tenho que saber se preciso de investimentos. A questão não é crescer como o Universo; em vez de acumular, começo a pagar melhor. Igualdade e equidade. Sou exigente com você como sempre fui comigo. Gabriel Gava, "Fiorino"; justa causa e sem dó. Pensasse antes.

Nenhum comentário: