sábado, 4 de maio de 2024

A hipocrisia.

Cheguei em São José do Rio Prero em 2004. O Prefeito concorria à reeleição contra um candidato forte em uma eleição acirrada. Vencida por margem pequena pelo Prefeito contra um ex-Prefeito que praticava um populismo muito apto aos anos Lula. Marco Brasil, "Eutrepcemia". Para vencer, o Prefeito concedeu jornada de 30 horas a uma parcela dos trabalhadores da Saúde, o que eu era lá. Legião Urbana, "Metrópoke". Agente administrativo, concursado. Concede a uma parcela para rachar a categoria. Esse pPrefeito era evangélico; é Prefeito hoje no segundo mandaro. Marcos Witr, "Dios de Pactos". Vencida a eleição com os votos do pessoal da Saúde Municipal e com os que eles arregimentaram pelas 30 horas, ele rerirou as 30 horas dos que tinham e não concedeu. Houve até uma greve. Nada de significativo. Uma auxiliar de enfermagem descendente de italianos, que me ensinou que conviver com certas dores é da vida, questionou ele. "Quem mandou acreditar em promessa de político?". Evangélico. Faz disso um arivo. Encerrado o segundo mandaro, foi pedir voto na porta da Secretaria Municipal de Saúdw, onde eu trabalhava à época. Baixei minha cabeça e passei del lad, é um modo germânico de repulsa. Ele me disse "Respeitosamente" e eu travei; gostaria de responder de modo diferente. Cee Lo Green, "Fuck You". Uma dessas em um país sério sepulta a carreira política de quem faz do evangelicalismo ativo eleitoral. Bezerra da Silva, "Malandro é Malandro, Mané é Mané". Respeito só tem quem respeita, mas a autoridaxe desses homens e o papel social deles pesam muito para mim.

Nenhum comentário: